ESCOLAS, ASSOCIAÇÕES E ONG´s PRÉ-SELECIONADAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA BOLSA DE ACESSO À CULTURA

De acordo com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, 83 escolas, associações e ONG’s foram pré-selecionadas em todo o território nacional para financiamento no âmbito do Programa Bolsa de Acesso à Cultura.

Assim, dos 83 pré-selecionados 3 de Santo Antão, 5 de São Vicente, 2 de São Nicolau, 4 do Sal, 3 da Boa Vista, 3 do Maio, 52 da ilha de Santiago, 10 do Fogo e 1 da Ilha Brava.

Nesta pré-selecção as escolas apresentaram um total de três mil e vinte e um alunos bolseiros sendo 97 de Santo Antão, 220 de São Vicente, 69 de São Nicolau, 241 do Sal, 80 da Boa Vista, 112 do Maio, 1826 de Santiago, 366 do Fogo e 10 da Ilha Brava. Destes mil quinhentos e noventa e um, são do sexo feminino e mil quatrocentos e trinta, do sexo masculino.

 Ficaram de fora desta seleção os municípios do Paul e Ribeira Grande e, ainda, Ribeira Grande de Santiago e São Salvador do Mundo, por não terem enviado nenhuma candidatura.

A missão do programa é garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” e também dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para a frequência de aulas, ateliers e workshops de pintura, dança, música, teatro.

 De Santo Antão à Brava, de concelho a concelho, comunidade a comunidade, das zonas mais acessíveis às localidades mais encravadas, podemos encontrar crianças, adolescentes e jovens a aprenderem um tipo de arte.

O BA Cultura tem ainda, como missão, formar cidadãos com sensibilidade artística e criar mercados para escolas de formação em arte. É um investimento também na família, ocupando os filhos e integrando-os na sociedade. É um investimento para se ter grandes artistas nacionais.

Recorde-se que a candidatura para mais uma fase de financiamento ao programa BA Cultura decorreu entre dezembro e janeiro, tendo sido encerrada a 31 de janeiro.

Fonte: Governo / Redação TIVER

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.