EUA DIZEM QUE ENVIARÃO À UCRÂNIA “AS ARMAS DE QUE PRECISA”

Conselheiro de segurança nacional da Casa Branca diz que equipamentos estão chegando “todos os dias” à Ucrânia. Presidente ucraniano manifesta ceticismo: “Não tenho confiança de que receberemos tudo do que precisamos.”

Os Estados Unidos estão empenhados em fornecer à Ucrânia “as armas de que ela precisa” para se defender contra a Rússia, afirmou neste domingo (10/04) o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, enquanto a Ucrânia busca mais ajuda militar do Ocidente.

Sullivan disse que o governo Joe Biden enviará mais armas para a Ucrânia para evitar que a Rússia amplie o controle de áreas do território ucraniano e promova ataques a civis, os quais Washington considera crimes de guerra.

“Vamos fornecer à Ucrânia as armas de que ela precisa para derrotar os russos e impedi-los de tomar mais cidades e vilas onde eles cometem esses crimes”, disse Sullivan em uma entrevista à emissora ABC News. Moscou rejeita as acusações de que tenha cometido crimes de guerra na Ucrânia.

Em seguida, à emissora NBC News, Sullivan disse que os Estados Unidos estavam “trabalhando 24 horas por dia para entregar nossas próprias armas e organizar e coordenar a entrega de armas de muitos outros países”. “As armas estão chegando todos os dias”, disse Sullivan, “inclusive hoje”.

Os Estados Unidos afirmam ter enviado 1,7 bilhão de dólares (R$ 8 bilhões) em assistência militar à Ucrânia desde que a Rússia iniciou sua invasão, em 24 de fevereiro, disse a Casa Branca na semana passada.

As entregas de armas incluem mísseis antiaéreos Stinger e mísseis antitanque Javelin, bem como munições e coletes balísticos. Mas os líderes americanos e europeus estão sendo pressionados pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a fornecer armas e equipamentos mais pesados para combater a Rússia na região leste do país, onde se espera que os russos intensifiquem seus ataques.

Fonte: Euronews

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *