EUA EXCLUÍRAM BURKINA FASO DA AGOA

O Burkina Faso foi excluído da Agoa, uma lei norte-americana que permite aos países africanos exportarem para os Estados Unidos sem pagar taxas alfandegárias.

Washington admite estar preocupado com as mudanças inconstitucionais que ocorrem no país. As autoridades norte-americanas vão enviar propostas aos dirigentes do Burkina Faso para tentar reintegrar o país no acordo comercial.

Em Março passado, após o golpe de Estado de Janeiro, os Estados Unidos já tinham colocado um ponto final no acordo «Millennium Challenge Account», um programade cooperação económica e de investimentos que representava cerca de 500 milhões de dólares para o Burkina Faso.

Para a economia do Burkina Faso, esta exclusão terá poucos efeitos práticos porque as exportações do país para os Estados Unidos representavam apenas alguns milhões de euros por ano e centravam-se sobretudo no artesanato e no têxtil. De notar ainda que a exclusão deste acordo não impede o intercâmbio entre empresas dos dois países, apenas terão de pagar as taxas alfandegárias.

No entanto, este sinal político enviado por Washington é negativo para o Burkina Faso porque poderá incitar outros países a limitarem a cooperaçãoou até a renunciarem a investir no país.

Fonte: Rfi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *