EVACUAÇÕES MÉDICAS DE CV PARA PORTUGAL CUSTARAM 2,5 ME

O custo com as evacuações médicas para Portugal suportadas pela segurança social cabo-verdiana aumentou cerca de 12% no primeiro semestre, face a 2021, para quase 2,5 milhões de euros, segundo dados oficiais compilados.

De acordo com um relatório sobre os pagamentos assegurados de Janeiro a Junho pelo Instituto Nacional de Previdência Social, o custo global com o transporte e estadia destes doentes em evacuações médicas entre as ilhas de Cabo Verde e para Portugal ascendeu, por outro lado, a mais de 433,5 milhões de escudos, um aumento de 17,5% face ao mesmo período de 2021.

Entre este total, apenas com a estadia de doentes enviados para tratamento em Portugal, o INPS – que gere as pensões e as contribuições sociais dos trabalhadores cabo-verdianos – gastou de janeiro a junho aproximadamente 300 milhões de escudos.

Cabo Verde pretende reduzir as necessidades de evacuações médicas para Portugal com a construção de um hospital nacional, na capital, obra orçada em 65 milhões de euros e que o Governo estima iniciar em 2023.

fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *