EX-PRESIDENTE DA ANGOLA JOSÉ EDUARDO MORREU

O ex-chefe de Estado de Angola, de 79 anos, tinha problemas de saúde há vários anos e era acompanhado em Barcelona desde 2006.

O ex-Presidente angolano estava internado, e em coma induzido, há alguns dias nos cuidados intensivos do Centro Médico Teknon, em Espanha.


A Presidência da República de Angola confirma e lamenta, na sua página na rede social Facebook, “o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje [sexta-feira] às 11h10 , hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença”.

“O Executivo da República de Angola inclina-se, com o maior respeito e consideração, perante a figura de um Estadista de grande dimensão histórica, que regeu durante muitos anos com clarividência e humanismo os destinos da Nação Angolana, em momentos muito difíceis”, lê-se na publicação, na qual são endereçados à “família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar”.

O estado de saúde de José Eduardo dos Santos agravou-se na terça-feira passada. Exames realizados nesse dia mostraram graves e “irreversíveis” lesões isquémicas no cérebro.
Eduardo dos Santos governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos Presidentes a ocupar por mais tempo o poder no mundo e era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.


Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o atual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa no país desde a independência de Portugal, em 1975.

Fonte: SIC Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.