“FICASE PREVÊ AUMENTAR NÚMERO DE BENEFICIADOS COM KITS “

O presidente da Ficase, Alberto Fernandes, revelou que está a analisar a possibilidade de aumentar o número de beneficiários com kits escolares aos mais desfavorecidos, neste ano lectivo, tendo em conta o aumento de necessidades.

Alberto Fernandes, afirmou que a meta traçada para beneficiários sempre foi de 30 mil alunos mas, que este ano, até podem aumentar o número de beneficiários. O mesmo garante que estão  a estudar essa possibilidade, porque como já disse, dada à situação económica e o acréscimo de necessidades, está-se a ver a possibilidade de aumentar e é por isso que estão a reforçar a  campanha.

Em entrevista à Inforpress, Alberto Fernandes explicou que a Ficase tem desenvolvido um conjunto de programas, com realce para o programa kit escolar, o que tem maior visibilidade, neste momento, uma vez que beneficia estudantes com materiais escolares, desde mochilas, batas, cadernos e manuais, a nível nacional.

Sobre este programa, avançou que esta fundação tem apostado em várias campanhas de mobilização de recursos, para além de contar com o financiamento do Estado à volta de 19 mil contos, para desenvolver também diversos outros programas, como a alimentação escolar, bolsas de estudo, pagamento de propinas, transporte escolar, entre outros.

Alberto Fernandes informou que para ano lectivo que se avizinha, com abertura marcada para 19 deste mês, e tendo em conta o acréscimo de necessidades, também causado pelos preços dos materiais escolares, nomeadamente, dos cadernos, por exemplo, que praticamente duplicaram, sublinhou que o Ministério da Educação manteve o preço dos manuais relativamente ao ano passado para manter um certo equilíbrio nas compra.

Alberto Fernandes apontou que a Ficase tem no total 17 empresas parceiras, tendo realçado que no ano passado conseguiu cerca de 24 doadores individuais, que fazem a doação através do site, e, em segurança, pelo que aproveitou a oportunidade para lançar um repto no sentido de as pessoas aderirem a esta campanha, com vista a conseguirem mais financiamento para abranger um número superior de beneficiários.

A Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar (Ficase) é uma fundação pública que tem por missão promover a igualdade de oportunidade de acesso às crianças desfavorecidas e poder garantir-lhes o direito à educação.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *