Os agricultores das zonas mais agrícolas da ilha iniciaram a primeira monda, animados com a queda de chuvas durante o final de semana em alguns casos em quantidade significativa, como em Ponta Verde.
As plantas do milho estão com três folhas e os homens do campo não perdem tempo com a faina agrícola, e já estão na primeira monda com a pouca disponibilidade de mão-de-obra no centro das preocupações.
Alguns agricultores da zona de Ponta Verde, considerado o celeiro da ilha, contactados pela Inforpress indicaram que mesmo pagando o valor exigido pelas pessoas, que classificam de exorbitante, não é fácil mobilizar mão de obra para os trabalhos da agricultura.
Além de Ponta Verde, as localidades de Atalaia, Ribeira do Ilhéu e zonas altas do município dos Mosteiros e as localidades mais a norte de Ponta Verde até Campanas de Baixo e zonas noroeste da ilha, onde os agricultores fizeram as sementeiras, começam esta semana a primeira monda.
Nas zonas centro e sul da ilha, cobrindo os municípios de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo e o litoral do município dos Mosteiros, aguardam pela queda das chuvas para o início da faina agrícola.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver