FORÇA UCRANIANA RETOMA CONTROLE DE SUBÚRBIO DE KIEV

As forças ucranianas retomaram um importante subúrbio de Kiev e estão lutando para manter o controle do porto sitiado de Mariupol. Em Istambul, representantes da Ucrânia e da Rússia voltam a se reunir nesta terça-feira (29) para a sequência das negociações.

As tropas “libertaram” a cidade de Irpin, um importante ponto de acesso a Kiev, disse o ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrsky. No entanto, houve fortes bombardeio ​​na região provocando a fuga de habitantes, que relataram cenas horríveis de bombas e pessoas sendo assassinadas a sangue frio tentando deixar o local.

“Vimos veículos tentando sair, foram esmagados por tanques com pessoas dentro”, disse Roman Molchanov, de 55 anos, com a voz embargada de emoção. Sua irmã acrescentou que os russos “mataram pessoas sentadas em seus carros”.

Analistas ocidentais chamaram a perda de Irpin de um grande golpe para as forças russas que buscam se reagrupar após uma tentativa fracassada de cercar a capital.

Há mais de um mês desde os tanques do presidente russo, Vladimir Putin, entraram na Ucrânia na esperança de enfraquecer ou derrubar o governo democrático de Kiev. Os combates deixaram cerca de 20 mil mortos e forçaram mais de 10 milhões de pessoas a fugir de suas casas.

Diante disso, a perspectiva de um fim pacífico da guerra, ou a vitória de uma das partes, parece distante. Ainda assim, os negociadores ucranianos e russos devem retomar as negociações de paz em Istambul, na Turquia, nesta terça-feira.

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, indicou que as negociações em Istambul se concentrariam em melhorar a situação humanitária.

“Se virmos que o tom mudou e que eles estão prontos para uma conversa séria e substantiva e um acordo equilibrado, então as coisas vão avançar”, disse Kuleba. “Mas se for uma repetição de sua propaganda, as negociações fracassarão”, disse ele.

Fonte: RFi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.