FORMAÇÃO DE INSPETORES E SEGURANÇAS DA PJ

A Polícia Judiciária, deu início, na cidade da Praia, à formação de 74 inspectores e seguranças estagiários de nível I. Esta iniciativa visa fortalecer a capacidade investigativa da instituição e melhorar sua atuação no combate à criminalidade organizada e urbana, alinhada com o programa governamental de reforço institucional.

Durante a cerimónia de abertura o Diretor da PJ, Manuel da Lomba, destacou a importância desta formação na preparação de uma nova geração de profissionais para enfrentar os desafios crescentes na área da segurança e da justiça.

O director da Polícia Judiciária, apontou ainda, alguns desafios enfrentados por esse órgão, nomeadamente com o aumento dos recursos humanos, capacitação, construção de uma nova sede para a polícia científica e um centro de formação.

Com o aumento da criminalidade sem fronteiras, é essencial que a PJ esteja cada vez mais capacitada e equipada para responder aos desafios da segurança pública. Neste sentido, Joana Rosa, sublinhou a importância do relacionamento funcional entre a PJ e o Ministério da Justiça, criando condições para uma atuação mais eficiente na investigação criminal.

Com este grupo que vai entrar, continuou a mesma fonte, cumpre-se o que prescrito no Programa do Governo, que é o reforço institucional da PJ e reforço laboratorial.

Isto porque, enfatizou, os técnicos de laboratório vão reforçar a parte relacionada com os exames e todo o trabalho e todas as atribuições que são da alçada da própria Polícia Judiciária.

O reforço da equipa e a formação contínua são apontados como pilares essenciais para o cumprimento do papel da PJ na prevenção e combate à criminalidade, garantindo uma maior pacificação social.

A formação terá duração de seis meses e beneficia 74 novos efectivos entre inspetores, seguranças e técnicos de laboratórios.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *