Celebra-se hoje o dia internacional dos migrantes, e segundo o ministro da família, inclusão e desenvolvimento social é dia de celebrar aqueles que contribuem para o desenvolvimento do país, e aliada a isso informou que o governo tem avançado de forma continua em politicas inclusivas. Apesar dos avanços nas politicas, Fernando Elisio Freire reconhece que persistem alguns desafios, como a imigração ilegal e a mutilação genital feminina.
O dia internacional dos migrantes foi proclamado pela organização das nações unidas em 18 de dezembro de 2000, com o propósito de proteger os direitos de todos os trabalhadores imigrantes e membros de suas famílias. E em Cabo Verde a data não passa despercebida.
Alinhado aos avanços, assegurou que foi criado uma autoridade que lida diretamente com a questão dos imigrantes, foi criado uma plataforma interpretativa de tradução em seis línguas, nomeadamente o crioulo da Guine Bissau, wolofe, inglês, francês,mandarim e fula, demonstrando o alinhamento do país com os direitos humanos.
Não obstante aos avanços, Freire reconhece desafios no que tange a imigração ilegal e a prática de mutilação genital feminina no arquipélago.
Para o próximo ano, o ministro assegurou que o executivo vai trabalhar numa estrutura mais robusta, reforçando as medidas tomadas em relação a esta matéria.
Redação Tiver