O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reconheceu que os professores desempenham “um papel fundamental” na formação e desenvolvimento das crianças e jovens. Assegurou ainda que o Governo está ciente dos desafios que a classe enfrenta.
Na sua mensagem alusiva ao Dia Nacional do Professor, celebrado hoje, o chefe do Governo explicou, na sua página oficial na rede social Facebook, que o Governo tem trabalhado “incansavelmente” para “melhorar e fortalecer” o sistema educativo, com foco na consolidação da reforma do ensino básico e secundário, na formação contínua dos professores e na modernização das infraestruturas educativas.
O governante disse ainda que a aposta nas línguas estrangeiras, nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e na transição digital constitui o compromisso do Governo em alinhar o Sistema Educativo Nacional com os padrões dos países mais avançados da OCDE.
Ulisses Correia e Silva aproveitou a ocasião para agradecer a todos os docentes pelo trabalho “incansável e comprometido” e reforçou “o compromisso do Governo em apoiar a classe na construção de um futuro mais próspero e justo” para Cabo Verde.
O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), por seu lado, em declarações à Inforpress afirmou que o dia de hoje será celebrado este ano sob o signo da “desmotivação” devido às pendências e às promessas “não cumpridas”.
Face a essa situação e outras, Jorge Cardoso garantiu que vai ser esse sentimento de desmotivação que irá transmitir na sua mensagem alusiva ao Dia do Professor e promete, caso o problema continue, entrar em acção para com o Ministério da Educação antes do fim do ano lectivo.
O Dia Nacional do Professor é celebrado a 23 de Abril, em honra do patrono dos docentes, o escritor, poeta e linguista Baltazar Lopes da Silva.
Fonte: PM // Ad: Redação Tiver