HAMAS CUMPRE ACORDO E ENTREGA OITO REFÉNS A ISRAEL

Todos os reféns que seriam hoje libertados pelo Hamas estão já a caminho de Israel. Agam Berger foi a primeira refém a ser libertada pelo grupo, encontrando-se já em território israelita.

A soldado de 20 anos “cruzou a fronteira para território israelita” sob a proteção de membros das forças especiais, após ser entregue ao exército pela Cruz Vermelha em Jabalia, no norte do enclave, segundo informou exército israelita em comunicado.

Os restantes sete foram já entregues à Cruz Vermelha, segundo confirmaram as Forças de Defesa de Israel.

Entre eles estão os civis Arbel Yehoud de 29 anos e Gadi Moses, um homem de 80 anos, assim como cinco cidadãos de nacionalidade tailandesa.

O grupo de sete reféns foi entregue na cidade de Khan Younis. Milhares de pessoas comprimiram-se em torno do local de entrega na cidade no sul de Gaza.

Imagens revelam Arbel Yehoud a ser escoltada por entre uma multidão. Yehoud esteve no centro da disputa sobre a sequência de libertações que abalou brevemente o cessar-fogo no passado fim de semana: Israel diz que deveria ter sido libertada no sábado e atrasou a abertura das passagens para o norte de Gaza quando constatou que ela não iria ser libertada.

Em reação às imagens, Benjamin Netanyahu condenou os moldes em que se realizou a entrega dos cidadãos israelitas.

“Esta é mais uma prova da brutalidade inconcebível da organização terrorista Hamas”, afirmou. “Exijo que os mediadores se certifiquem de que estas cenas terríveis não se repetem e que garantam a segurança dos nossos reféns. Quem se atrever a fazer mal aos nossos reféns, pagará o preço”, acrescentou o primeiro-ministro israelita.

De recordar que, além dos cidadãos israelitas, cindo tailandeses form também entregues à Cruz Vermelha.

Vários trabalhadores estrangeiros foram levados em conjunto com dezenas de civis e soldados israelitas durante o ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023, que fez começar a guerra. Durante uma trégua que durou uma semana, em novembro de 2023, foram libertados 100 reféns, entre os quais 23 tailandeses mas, segundo Israel, oito continuam em cativeiro.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *