A equipa de Cirurgia Vascular do Hospital Agostinho Neto, realizou no passado dia 24 de janeiro, com sucesso a primeira cirurgia de endarterectomia de carótidas em Cabo Verde.
O Hospital Agostinho Neto, deu mais um passo importante na prevenção de novos casos e tratamento de Acidente Vascular Cerebral, com a primeira cirurgia endarterectomia de carótidas.
Para o Conselho de Administração do daquele hospital, isto representa mais um marco histórico, um passo importante no fortalecimento do Sistema Nacional de Saúde.
A endarterectomia carotídea é um tratamento cirúrgico para a doença da artéria carótida. As artérias carótidas são os vasos sanguíneos principais que transportam sangue e oxigênio para o cérebro.
Na doença aterosclerótica da artéria carótida, estas artérias tornam-se estreitadas por formação de placas de gordura e cálcio no seu interior. Isso reduz o fluxo de sangue para o cérebro e pode causar um acidente vascular cerebral isquémico (AVCI) ou um ataque isquémico transitório.
Durante uma endarterectomia de carótida, o médico remove cirurgicamente a placa que obstrui a passagem do sangue na artéria carótida, fazendo uma incisão no lado do pescoço sobre a artéria carótida afetada. A artéria é aberta e a placa é removida. Após retirada da placa a artéria é fechada restaurando o fluxo de sangue normal para o cérebro.
Fonte: HAN // Ad: Redação Tiver