HOMENAGEM AO COMBATENTE CORSINO TOLENTINO

A presidente da universidade Sénior Júnior de Cabo Verde, Crispina Gomes, considerou hoje ser “um dever”, a homenagem prestada em memória de Cursino Tolentino. O ato realizado hoje, foi promovido pela Universidade Sénior de Cabo Verde, Fundação Amílcar Cabral e a ACOLPE.

Esta responsável falava a imprensa, à margem da Homenagem ao combatente da liberdade da Pátria, Corsino Tolentino, na sede da fundação Amílcar Cabral.  Por ocasião Crispina Gomes, sublinhou que há vários aspetos que levaram a fazer esse pequeno gesto ao Tolentino.

“Por ser de África e nós sabemos o quanto Corsino se empenhava em dar mais visibilidade no continente Africano, refletir e em fim tirar ensinamentos do continente. Corsino foi o meu colega de escola e trabalhamos toda a vida (…) e certamente seu último projeto “Ilhéu de Cabo Verde! Foi o projeto que nos uniu, e realmente o início do fim dele.” – Crispina Gomes.

O antigo diplomata e ministro da Educação, destacou fez um grande contributo para a projeção do país e desenvolvimento da sociedade cabo-verdiana. é nesse sentido que Crispina relembrou alguns aspectos do Tolentino.

Para Hércules Cruz, sobrinho de Corsino Tolentino, esta homenagem tem valor simbólico. 

Importa salientar que Corsino Tolentino, faleceu no dia 21 de Dezembro, vítima de doença prolongada.  Com várias obras publicadas, Corsino Tolentino, natural da ilha de Santo Antão, era doutor pela Universidade de Lisboa, mestre pela Universidade de Minnesota, embaixador jubilado, professor universitário, sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e combatente da liberdade da Pátria.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *