O Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde promove, de 02 de Abril a 06 de Julho, uma acção de formação sobre a transição digital na gestão de informação para responder aos desafios do património arquivístico da Administração Pública em Cabo Verde. A acção de capacitação é composta por oito cursos.
Em conferência de imprensa, o presidente do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, José Maria Borges, explicou que esta formação será realizada em parceria com o Instituto Nacional de Administração de Portugal (INA) e conta com o apoio do Instituto Camões.
Destacou a importância da eficiência e gestão de informação para o funcionamento e tomada de decisões acertadas no sector público, frisando que a questão da informação na Administração Pública cabo-verdiana tem sido um assunto recorrente e de “extrema importância” nos últimos anos.
Informou que a referida acção de capacitação está orçada em cerca de 38 mil euros e é composta por oito cursos nas áreas de Ciências de Informação, Gestão de Informação, Competências digitais, Ferramentas de produtividade, Tecnologias Emergentes e Gestão, o Regime geral de Protecção de dados, Protecção de dados e a Cibersegurança.
Segundo o presidente do IANCV, trata-se do primeiro passo para a construção de um grupo de trabalho nacional dedicado a sensibilização e reavaliação do património arquivístico de Cabo Verde, adiantando que a formação tem a duração de 140 horas, sendo 28 horas presenciais e 112 a distância e conta com a participação de 41 formandos.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver