INAUGURAÇÃO DA “KAZA TABANKA”

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, em representação do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, presidiu o acto de inauguração da “kaza Tabanka” da Tabanka de Achada de Santo António e  à abertura da exposição “Tabanca Txada nós identidade”.

Um evento que acontece no âmbito do plano de “Valorização e Dinamização da Tabanca de Achada Santo António – 2022” após dois anos marcados pela pandemia em que a crise global, com reflexos a nível nacional, fez perigar a realização das atividades da tabanca.

As atividades da tabanca são retomadas com fervor numa altura em que o Instituto do Património Cultural trabalha para elevar esta manifestação popular a um patamar internacional com o processo de candidatura a património da humanidade.

Um processo que teve início em 2017 com o financiamento das atividades dos grupos de tabanca formalmente reconhecidos; a documentação e salvaguarda da tabanca através do inventário realizado com todos os grupos das ilhas de Santiago e do maio e que conduziu à sua classificação a Património Cultural Imaterial Nacional, em 2019, assim como suporte aos grupos na criação e musealização de casas da tabanca, enquanto espaços de interpretação desta manifestação cultural.

As atividades retomam-se com fervor numa altura em que o Instituto do Património Cultural trabalha para elevar a tabanca a um patamar internacional com a promoção do processo de candidatura a património da humanidade.

Fonte: MCIC // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.