A organização ambiental Biosfera Cabo Verde realiza até 20 de maio as inscrições de voluntários que queiram participar da campanha de protecção de tartarugas, em Santa Luzia, ocorrida anualmente entre os meses de junho e outubro. A estadia no acampamento é de, no mínimo, duas semanas e envolve acampar em tendas.
De acordo com a Organização Não Governamental (ONG), o prazo para a inscrição dos candidatos, com ou sem experiência, está aberto desde 01 de abril e vai até 20 de maio.
Entre as funções previstas estão patrulhas diurnas para marcação de ninhos com GPS, translocação de ninhos em risco para zonas seguras, resgate de fêmeas adultas perdidas, contagem de ovos e crias, libertação de crias, construção de ninhos artificiais.
Os voluntários, segundo a mesma fonte, também participam sempre que necessário em outras actividades de monitorização de espécies da ilha e limpeza de praias e ainda na arrumação do acampamento.
Devem auxiliar ainda na manutenção das tendas e/ou equipamentos, bem como no desembarque e embarque das chegadas/partidas do barco e outras tarefas a serem decididas pelo coordenador.
Para a selecção, os candidatos, assegurou a Biosfera, vão ser sujeitos a entrevistas, podendo ser seleccionados ou não, e ainda ficar como suplentes.
A estadia no acampamento é de, no mínimo, duas semanas e envolve acampar em tendas na ilha deserta de Santa Luzia, que recebe de junho a outubro centenas de fêmeas nidificantes de tartaruga-comum (caretta caretta).
Fonte: Inforpress// Ad: Redação Tiver