IV REUNIÃO DE CONSULTAS POLÍTICAS ENTRE CABO VERDE E BRASIL

Cabo Verde e Brasil reúnem-se nesta terça-feira, 12, na sala de reunião do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, na Achada Santo António, para a IV Reunião de Consultas Políticas. O fórum bilateral de partilha de informação e balanço das ações de cooperação, de acordo com nota do Governo, vai ter pela parte cabo-verdiana a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, e, por parte do Brasil, pelo secretário para a África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Carlos Duarte.

Da agenda, conforme mesma fonte, constam pontos que visam fazer a análise da situação política e socioeconómica nos respetivos países e relativamente aos assuntos regionais e internacionais de interesse comum, balanço geral das relações bilaterais, com enfoque nas áreas tradicionais de cooperação entre os dois países, bem como a apresentação de um ponto de situação sobre o futuro Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI), em fase de estruturação.

O Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) tem como objetivo tornar a cooperação entre os dois países “mais eficiente” e com “melhor coordenação”. A análise da actual situação geopolítica internacional e sua consequência para o desenvolvimento de ambos os países é também alvo de debate, sendo que nesse dia será assinado um memorando de entendimento entre o Instituto Diplomático de Cabo Verde e o Instituto do Rio Branco do Brasil.

O Mecanismo de Consultas Bilaterais, Políticas e de Cooperação foi assinado em 2009 e constitui o quadro institucional de incrementação do diálogo bilateral entre Cabo Verde e Brasil, com vista a dar corpo a uma parceria estratégica desejada por ambos os países. A III Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas e de Cooperação entre os dois países aconteceu na cidade da Praia, a 1 de setembro de 2015, e antepõe a primeira, em julho de 2009, e a segunda, em 2012.

Fonte: Governo // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *