JAPÃO CONCEDE AJUDA ALIMENTAR NO VALOR DE 195 MIL CONTOS

O Governo do Japão formalizou hoje a entrega de quase 1.500 toneladas de arroz a Cabo Verde, no valor de 195 mil contos. Este valor servirá para aumentar a disponibilidade no mercado e minimizar riscos para a segurança alimentar.

Segundo informação do Governo cabo-verdiano, a cerimónia oficial decorre hoje, na Praia, na presença do ministro da Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva, tendo o arroz sido descarregado nos últimos dias no porto da Praia, incluindo duas variedades, de origem japonesa e tailandesa.

Gilberto Silva avançou ainda que a ajuda alimentar japonesa vem respondendo aos desafios do país, relativamente à questão da segurança alimentar e nutricional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais no mercado cabo-verdiano, minimizando assim os riscos previsíveis para o bem-estar da população”, afirma o Governo cabo-verdiano.

O carregamento, de 1.455 toneladas de arroz, chegou à Praia em 08 de Janeiro, sendo referente ao ano fiscal de 2021, avaliado em   quase 195 mil contos.

O arroz será agora comercializado pelas empresas vencedoras do concurso para a sua alienação em todo o território nacional, com os dividendos a seguirem para um fundo de contrapartida que visa financiar projectos de desenvolvimento socioeconómico nas áreas da agricultura, segurança alimentar e disponibilidade de água, “com impacto na melhoria das condições de vida dos cidadãos”, segundo o Governo.

Para 2022, devido às consequências económicas da guerra na Ucrânia, nomeadamente a escalada de preços, o Governo baixou em Junho a previsão de crescimento de 6% para 4%, que, entretanto, voltou a rever, para mais de 8% e já na semana passada para 10 a 15%. 

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *