JOE BIDEN PARTICIPA NAS CIMEIRAS DA NATO, G7 e UE

Bruxelas acolhe  hoje as cimeiras da NATO, G7 e União Europeia, no dia em que se assinala 1 mês do início da invasão russa à Ucrânia. Joe Biden já está na capital belga para participar nos encontros.

Bruxelas acolhe hoje os encontros da NATO, G7 e União Europeia. Durante este encontro, espera-se a aprovação do “empenhamento de quatro novos grupos de combate”no leste europeu, de acordo com Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO.

A NATO pretende, assim, aumentar a robustez da sua presença militar, de modo a tentar travar eventuais planos expansionistas da Rússia.

Para além disso, deverão ser aprovados novos apoios direccionados ao povo ucraniano. Os líderes da NATO também irão discutir a postura face à China e à Bielorrússia e a necessidade de um investimento em matéria de defesa. 

Após este encontro, tem lugar a cimeira do G7, os 7 países mais industrializados do mundo, onde se aguarda a discussão de sanções adicionais contra a Rússia e a Bielorrússia e medidas para estabilizar o mercado energético e conter a subida do preço dos alimentos, de acordo com a agência de notícias Lusa.

Na parte da tarde, a partir das 16:30 horas, vai ter lugar um Conselho Europeu, onde serão igualmente discutidos vários temas, em torno da guerra na Ucrânia. Durante as conversações, será discutido um eventual endurecimento das sanções à Rússia. Para além disso, um possível embargo à importação de gás e petróleo russo poderá estar em cima da mesa.

De salientar que Joe Biden é o primeiro Presidente norte-americano a marcar presença de forma presencial num Conselho Europeu. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, também marcará presença, de forma virtual, nas 3 cimeiras.

Recorde-se que se assinala hoje 1 mês do início da invasão russa à Ucrânia, numa altura em que, segundo as Nações Unidas, existem cerca de 13 milhões de pessoas a necessitarem de assistência humanitária na Ucrânia.

Fonte: Rfi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.