JORGE CARLOS FONSECA PRESIDE MISSÃO DA CEDEAO DE OBSERVAÇÃO ÀS ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU

O ex-presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou que vai liderar, com optimismo, a missão da CEDEAO de observação às eleições legislativas na Guiné-Bissau marcadas para o próximo domingo, 04 de junho. Esta é a maior representatividade das missões de observação presentes na Guiné-Bissau, com muitas dezenas de entidades.

Jorge Carlos Fonseca indicou que uma delegação técnica da CEDEAO, incluindo membros cabo-verdianos, já está no terreno há algum tempo, nomeadamente para apoio à comissão eleitoral local, mas igualmente para acompanhamento de todos os aspectos do processo eleitoral.

Apesar do contexto político reinante no país e do número considerável de forças concorrentes, afirmou que vai para essa missão com optimismo, tendo em conta a experiência adquirida recentemente nas eleições gerais de Angola em que chefiou a missão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Confrontado com as recentes declarações do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissocó Embaló, de que não irá nomear certos nomes para cargo de primeiro-ministro mesmo que os partidos/coligação ganharem as eleições legislativas, Jorge Carlos Fonseca explicou que a missão tem uma função muito particular que é de observar e avaliar o processo eleitoral.

A campanha eleitoral para as legislativas de 04 de Junho, na Guiné-Bissau, arrancou no dia 13 de Maio, com 20 partidos políticos e duas coligações eleitorais a lutar para conquistar os 102 lugares que compõem o parlamento guineense.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *