As ilhas do Sal, São Vicente e Boa Vista passam a ter mais voos semanais da Luxair, enquanto a Cidade da Praia vai contar com voos desta Companhia. Esta garantia foi dada pelos responsáveis da companhia luxemburguesa ao Presidente da Republica de Cabo Verde, José Maria Neves.
O anúncio foi feito ao Presidente da República pelos responsáveis da companhia luxemburguesa, e este o transmitiu à imprensa cabo-verdiana, depois de visitar a Bolsa de Valores do Luxemburgo e a Câmara do Comércio de Luxemburgo, no âmbito da sua visita de Estado ao Grão-Ducado do Luxemburgo, de 23 a 25 de maio, a convite do Grão-Duque Henri e da grã-duquesa Maria Teresa. “Tive um encontro com a companhia aérea de Luxemburgo, Luxair, que me disse que vai aumentar os voos para Cabo Verde e a partir do final do ano teremos quatro voos semanais para São Vicente, dois para o Sal, dois voos para Boa Vista e teremos o início de voos para a Praia”, disse o Presidente.
Para José Maria Neves, há uma “dinâmica” muito grande nesta parceria entre os dois países e agora estão a ser alargadas para novos atores, como empresas e ONG, assim como “acelerar” as relações entre os municípios e universidades, para que também a sociedade civil possa viver esse novo momento de relacionamento entre Luxemburgo e Cabo Verde. “Na área da transição digital, ciber-segurança, na área de instrumentos financeiros há todo um conjunto de iniciativas extremamente interessantes para o reforço da cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo, mas sobretudo para apoiar ‘start up’ e o sector privado na busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento de negócios”, frisou.
A visita do Presidente da República ao Luxemburgo acontece no momento em que os dois países celebram 30 anos de relações de cooperação, iniciadas nos finais da década de 1980, o que deu origem à assinatura do Acordo Bilateral Geral em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento na década de 1990.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver