LUXEMBURGO LANÇA SATÉLITE E VAI APOIAR CV NA DEFESA ESPACIAL

Cabo Verde será beneficiado pelo Luxemburgo na defesa espacial, no âmbito de um satélite que o país europeu vai lançar ainda este ano. O que se quer é melhorar a vigilância e o patrulhamento das águas territoriais do arquipélago.

O anúncio foi feito, na cidade da Praia, pela ministra de Estado e da Defesa de Cabo Verde, Janine Lélis, e pelo vice-primeiro-ministro do Grão-Ducado do Luxemburgo, que iniciou uma visita oficial de dois dias ao país.

O ministro da Defesa e da Mobilidade e Obras Públicas luxemburguês, revelou que o seu país vai lançar um satélite ainda este ano e que estará operacional em 2024, para observar a terra, com imagens precisas do território, ajudando muito a garantir a sua segurança.

O vice-primeiro-ministro do Grão-Ducado do Luxemburgo alegou que  esta muito contente com a continuação desse apoio. O mesmo acrescentou ainda que começaram a apoiar o país a equipar o Cosmar [Centro de Operações de Segurança Marítima] na Praia, treinamento da guarda costeira. François Bausch Vamos afiançou que vão continuar com essa ajuda, oferecendo algo suplementar que é muito importante para garantir a segurança do  território cabo-verdiano que é a observação e imagens através do espaço, através de satélite”.

Depois desta visita, o governante revelou que os dois países vão formar um grupo de trabalho para finalizar um memorando com todos os detalhes para um protocolo a ser assinado em breve.

François Bausch justificou ainda o suporte a Cabo Verde nesta área pelo papel que o arquipélago desempenha na estratégia de defesa em África, para combater vários ilícitos.

Fonte: Expressos das ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *