MACRON VENCE LE PEN E PROMETE UNIR FRANCESES

Emmanuel Macron venceu a segunda volta das presidenciais francesas, alcançando 58,6% dos votos e derrotando a candidata de extrema direita, Marine Le Pen. A taxa de abstenção atingiu um nível recorde de 28,2%.

Macron chegou ao Champs de Mars este domingo à noite ao som do “Hino da Alegria” e no seu discurso de vitória agradeceu aos eleitores o novo mandato de cinco anos no Palácio do Eliseu.

Aos 44 anos, o jovem presidente disse saber o quanto deve aos seus eleitores, muitos dos quais o reelegeram para evitar a subida ao poder da candidata da União Nacional.

“Dirijo-me a todos os que votaram em Marine Le Pen, que esta noite estão desiludidos. Não, não assobiem ninguém. Porque, a partir de agora, já não sou o candidato de um partido, mas sim o presidente de todos os franceses”, Emmanuel Macron.

Marine Le Pen, de 53 anos, reconheceu a derrota mas não saudou o presidente, sublinhando o encurtar da distância entre o escrutínio de 2017 e o sufrágio actual. Para a candidata, que alcançou quase 42% dos votos, o resultado foi uma vitória retumbante.

Pela sua parte, Emmanuel Macron prometeu unir os franceses e reavaliar o seu projecto político para o país, com prioridade para a implementação, até ao verão, de um pacote de medidas para aliviar o custo de vida. Fonte: Euronews

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *