MAR DE CV TORNA-SE POBRE EM PEIXE

O estado do tempo em Cabo Verde, que se verifica atualmente tem condicionado a ida dos pescadores ao mar levando a escassez do pescado no mercado, e consequentemente na mesa das famílias cabo-verdianas. Para além das más condições climáticas, os homens do mar alegam ainda o facto dos peixes estarem cada vez mais longe da costa devido a pesca ilegal, segundo eles permitidas pelas autoridades do país.

Os mares de Cabo Verde, têm estado a tornar-se pobre em peixe com o registo do afastamento dos mesmos para irem se afixar cada vez mais longe provocando a escassez de peixes.

Em declarações à reportagem da TIVER, alguns pescadores que arriscam e desafiam as altas marés nesta altura do ano, lamentam a escassez do peixe, após longas horas no mar ficando sem o ganha pão e sustento para as famílias.

Para além do estado do tempo que tem condicionado a escassez de peixe, um outro fator que está nessa origem, é a licença que foi dada em são Vicente, permitindo a reconstrução de embarcações, que exige algumas regras no alto mar. Um dos pescadores, mostra-se preocupado, uma vez que essas regras não estão sendo cumpridas.

Para além disso, há pescador que queixa-se da falta de respeito que se tem naquele cais, perante os pescadores e também a falta de condições que existe para receber os peixes, deixando um apelo para a criação de uma fábrica para conserva dos peixes.

Face a esta situação, e se o mau tempo persistir não se pode contar com a variedade de peixes nesta altura do ano, por isso o produto é escasso o que faz elevar o preço.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *