MCIC PRESIDE APRESENTAÇÃO DO ATLAS DA INDICATIVA DE CV NA UNESCO

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, preside, hoje, o ato de apresentação do Atlas da Lista Indicativa de Cabo Verde na Unesco. O evento que acontece em formato híbrido, tem como local a Sala de Conferência do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde

A actividade enquadra-se no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se assinala a 18 de Abril.

Atlas da Lista Indicativa de Cabo Verde é um instrumento de conhecimento didáticopedagógico, que reúne um conjunto de informações sobre os Bens que constam da Lista Indicativa de Cabo Verde, nomeadamente, a descrição histórico-geográfica e dos valores culturais e naturais, realçando a as suas potencialidades enquanto componentes essenciais do legado patrimonial nacional.

O objetivo é despertar o interesse para a salvaguarda dos bens integrantes da Lista; estimular a inclusão dos bens nos roteiros turísticos nacionais; disponibilizar ao público, nomeadamente, estudantes, investigadores, uma base de informações sobre os bens constantes da Lista Indiciativa de Cabo Verde.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi estabelecido pela International Council on Monuments and Sites – ICOMOS em 1982, seguido pela adoção da UNESCO durante sua 22ª Conferência Geral. A cada ano, nesta ocasião, o ICOMOS propõe um tema para as actividades a serem organizadas pelos seus membros.

Para este ano, a efeméride celebra-se sobre o tema “Património e Clima”. Assim, o MCIC, através do IPC realiza um conjunto de actividades alusivas à data como forma de impulsionar a divulgação deste tema

Fonte: Governo // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.