O Ministro da Agricultura e Ambiente elenca como grandes desafios do país a luta contra a poluição ambiental por plásticos e as alterações climáticas. Gilberto Silva, mostrou esta preocupação durante a visita da Ministra do Ambiente de Angola, para o estreitar dos laços de cooperação no domínio do ambiente.
Cabo Verde e Angola, dois países irmãos, reuniram na cidade da Praia, para durante dois dias, debruçarem-se sobre os paradigmas ambientais dos dois países.
Na ocasião, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva elencou dentre vários desafios, a luta contra a poluição ambiental por plásticos.
Ainda segundo o titular das pastas da Agricultura e do Ambiente, os desafios ambientais de Cabo Verde têm a ver também com a implementação dos planos de gestão das áreas protegidas, o aumento do financiamento para acção climática e ambiental e aumento da literacia ambiental.
Quanto aos inertes para construção civil, avançou que dentro em breve Cabo Verde vai ter uma nova legislação nesta matéria.
Segundo a mesma fonte, o País está na sua caminhada para vencer os desafios, afirmando que apesar de avanços ainda persistem metas a serem vencidas.
Nesta matéria, adiantou que a descarbonização da economia cabo-verdiana é um desafio que vai depender da eficiente e transição energética em curso.
Redação Tiver