Cabo Verde conta com 2.100 reclusos em todas as cadeias a nível nacional, um número que representa um aumento de 34% que no ano de 2018. Os dados foram apresentados pela ministra da Justiça durante a semana nacional do recluso.
“Temos de trabalhar, enquanto poder público, para reduzir o número dos reclusos”, afirma a Ministra da Justiça que sublinha que está nos planos do seu mandato aumentar o ensino na cadeia até o 12º ano. Joana Rosa considera a formação e a educação como chaves para uma reinserção de sucesso na sociedade.
A titular da pasta da Justiça afirma que o poder público tem falhado e que grande parte da criminalidade está concentrada na camada juvenil que faz uso de estupefacientes. E que medidas têm sido tomadas como o reforço no número de técnicos sociais e a inspeção dos serviços prisionais.
O Conselho de Ministros aprovou na terça-feira uma despesa de 173 milhões de escudos para a reabilitação e ampliação da Cadeia Central da Praia. O estabelecimento prisional conta com 1.300 reclusos, dos quais 60 por cento são homens e 40 são mulheres.
Fonte: EI // Ad: Redação Tiver