MORREU EVARISTO CARVALHO, EX-PRESIDENTE DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Evaristo Carvalho, ex-Presidente da República de São Tomé e Príncipe, morreu na noite de sábado aos 80 anos de idade, vítima de doença prolongada. O antigo chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, no poder entre 2016 e 2021, era um histórico da política são-tomense, tendo sido primeiro-ministro em governos de iniciativa presidencial, assim como Presidente da Assembleia Nacional, ministro e deputado.

Reagindo ao seu falecimento, o seu sucessor, o actual Presidente, Carlos Vila Nova, expressou o seu sentimento de pesar, considerando que “é um momento de dor”. No mesmo sentido, o governo são-tomense decretou cinco dias de luto nacional para “prestar tributo” ao antigo Presidente Evaristo Carvalho.

“Evaristo do Espírito Santo Carvalho foi figura ímpar do panorama político e da administração pública de São Tomé e Príncipe durante toda a sua vida e será sempre lembrado como homem íntegro, de diálogo e amigo do seu povo, tendo se revelado durante toda a sua vida como grande figura do Estado e nacionalista”, declarou em nome do governo o secretário o secretário de Estado da Comunicação Social.

O partido de que era membro Evaristo Carvalho, a Acção Democrática Independente (ADI, oposição) saudou hoje a memória do ex-Presidente são-tomense, descrevendo-o como dirigente ponderado, dialogante e defensor intransigente do Estado Direito Democrático.

“Manifestamos todo o nosso reconhecimento àquele que foi um dos mais altos dirigentes do nosso partido o ADI, saudamos a memória de um Presidente da República defensor intransigente do Estado de Direito Democrático, ponderado e dialogante, que soube tudo fazer para preservar a estabilidade política e contribuir assim para o desenvolvimento harmonioso da nossa nação”, lê-se numa nota da ADI enviada à imprensa.

Fonte: Rfi

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.