MORREU O “LOBO DOS MARES DAS ILHAS”, CAPITÃO ALBERTO LOPES

Morreu, o Capitão Alberto Pancrácio Lopes, o lobo dos mares das ilhas. Sr. Alberto, como era vulgarmente conhecido.Tinha 97 anos e, de acordo com o neto Rui Alberto, nos últimos tempos, sobretudo depois de uma queda que o levou ao Hospital Baptista de Sousa, vinha perdendo forças.

Segundo escreveu mindel insite, Alberto Pancracio sofria de Alzheimer e, nos últimos dias, chegou a estar internado no Hospital Baptista de Sousa devido a uma queda, que lhe provocou alguns ferimentos. O mesmo jornal informa que estava debilitado por conta da idade. Tinha 97 anos e, em abril do próximo ano, faria 98 anos. Depois que teve alta do hospital, foi-se desligando.

Apesar disso, Rui Alberto garante que o avô ainda tinha momento de lucidez em que lembrava as aventuras de outros tempos, enquanto Capitão dos navios “Novas d’ Alegria” e “Ernestina” e também enquanto proprietário dos barcos “Elsie” e “Vilma” adquiridos logo após a independência para ajudar a abastecer o país.

Alberto Leite viveu uma vida dedicada ao mar. Nasceu na pequena localidade piscatória de Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão, que é totalmente voltada para o mar. “Ele e o Manuel d’ Novas cresceram juntos na casa da minha bisavó, mãe Plona. Os dois foram depois trabalhar junto no navio Novas de Alegria”, diz, lembrando que Alberto e Crisanto Lopes eram irmão, e ambos foram armadores.

Mais tarde, criou a sua agência e se transformou em armador dos próprios navios, que batizou com os nomes da filhas, Elsie e Vilma. O funeral de Alberto Pancrácio realiza-se hoje, dia 27 de Dezembro, às 16 horas, a partir da sua residência. Á família enlutada, o Mindelinsite apresenta sentidas condolências.

Fonte: Mindel Insite // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *