A taxa de mortalidade infantil em Cabo Verde baixou de 15 por mil nascimentos em 2017 para 10 por mil em 2022. A média de mortalidade materna é de aproximadamente cinco óbitos ano, nos últimos seis anos, a informação foi avançada pelo o secretário de Estado-Adjunto da ministra da Saúde, Evandro Monteiro.
Evandro Monteiro que falava à margem do V Fórum Internacional da Associação dos Professores Católicos de Cabo Verde, sob o lema “A dignidade da Vida: da concepção ao ocaso”, alega que a taxa de mortalidade infantil em Cabo Verde é das mais baixas do continente africano, tendo sofrido uma baixa de 15 por mil nascimentos em 2017 para dez por mil em 2022.
Evandro Monteiro, precisou, que a taxa de cobertura do pré-natal situa-se acima dos 90% nas gestantes, com uma média de seis consultas durante a gravidez. O mesmo acrescenta que mais de 92% dos partos são realizados por profissionais de saúde e em estruturas de saúde.
Segundo o responsável, que falava à imprensa este sábado, através do orçamento de Estado o Governo tem assegurado todo o esquema vacinal legislado, um desafio ainda presente para muitas outras realidades.
São, por isso, no seu entender, ganhos significativos, reflexos de todo um processo e esforço colectivo e da implementação de políticas públicas assertivas.
Este responsável sublinhou ainda que CV tem reforçado com melhores abordagens e respostas técnicas as principais causas de morte e de mortalidade, associadas às próprias especificidades e aos determinantes ligados à transição epidemiológica em Cabo Verde.
Fonte: A Nação // Ad: Redação Tiver