MS APURA FACTOS SOBRE BEBÉS MORTOS NO HBS

O Ministério da Saúde manda instaurar uma auditoria para apurar as causas de óbitos de bebés recém-nascidos no hospital Dr. Baptista de Sousa. O apuramento conta com a participação de uma equipa de especialistas e profissionais do Hospital.

Após a ocorrência de morte de óbitos de cinco bebes recém-nascidos, no Hospital Batista de Sousa, o Ministério da Saúde através de um despacho da Ministra da Saúde, manda instaurar um inquérito como forma de dar respostas as mães que se encontram aflitas por causa da perda destes neonatos.

Sendo assim, o ministério disponibiliza uma equipa de especialistas nas áreas de Gineco-obstetrícia, neonatologia e enfermagem, composta por profissionais do Hospital Central da Praia e da Direção Nacional da Saúde, que deverá proceder ao inquérito apresentar o relatório final.

Este inquérito tem por objetivos específicos apurar os factos inerentes aos cuidados médicos, de enfermagem e de atendimento prestados às mães e aos bebés recém-nascidos; às causas que estão na origem dos óbitos dos bebés no referido Hospital e os procedimentos técnicos e administrativos adotados na emissão dos atestados de óbito e ainda na comunicação com os pais e familiares e às boas práticas, em termos segurança e qualidade da prestação dos cuidados aos pacientes.

De realçar que quatro dos bebés eram prematuras e estavam em incubadora para ganhar peso, enquanto o quinto nasceu com falta de ar e estava em oxigénio, todos na Neonatologia deste hospital faleceram inesperadamente no espaço de duas semanas no Hospital Dr. Baptista de Sousa. 

As mães mostram-se dispostas a lutar para buscar explicações credíveis para a morte dos seus recém-nascidos e não apenas uma certidão de óbito, a única prova da sua perda neste momento.

Fonte: MS // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *