MS ENVIA MISSÃO MÉDICA ESPECIALIZADA À ILHA DO MAIO DE 11 A 15 DE DEZEMBRO

O Ministério da Saúde vai enviar neste final de ano, uma missão médica especializada para a Ilha do Maio. O objetivo é para dar resposta a problemática das evacuações na ilha, e levar as os cuidados de saúde especializados mais perto das populações locais.

Segundo uma nota, o Programa Nacional de Deslocação de Médicos Especialistas está inserido no programa do governo e visa reduzir as desigualdades sociais e assimetrias regionais, promovendo a integração e complementaridade para alcançar a Cobertura Universal da Saúde e reduzir as evacuações internas e custos socias relacionados com as evacuações interilhas.

A mesma fonte acrescenta que a Ilha do Maio à semelhança de várias outras ilhas também tem a realidade das evacuações para as outras ilhas.

É para dar resposta a esta demanda e levar as os cuidados de saúde especializados mais perto das populações locais, que o Ministério da Saúde vai enviar neste final de ano, uma missão médica especializada para a Ilha.

Desta feita, irá se deslocar uma equipa de 8 especialistas dos Hospital Dr. Agostinho Neto e do Hospital Dr. Santa Rita Vieira, dentre os quais, 1 cirurgião, 1 oftalmologista, 1 urologista, 1 estomatologista, 1 neurologista, 1 nutricionista clinica, 1 enfermeiro especialista em podologia e 1 optometrista.

De realçar que esta Missão decorrerá de 11 a 15 de dezembro, com o objetivo de diagnosticar, tratar e dar seguimento aos doentes que necessitam de acompanhamento regular de especialistas.

Da agenda de atividades constam consultas de especialidades e ações formativas. Junto desta equipa especializada, irá também uma equipa da Direção Nacional da Saúde para atualização da formação em gestão de casos de dengue e inauguração de sala de atendimento aos adolescentes.

De recordar que este programa do Governo que iniciou em finais de 2023, já vai na sua quarta edição, sendo que já foram contempladas 3 ilhas, a saber as ilhas do Fogo, São Nicolau e Boa Vista.

Fonte: MS // Ad: Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *