O Governo em parceria com organizações internacionais e o setor privado, realizou um workshop para a validação da Estratégia Nacional de Implementação da Zona de Livre Comércio Continental Africana e para o fortalecimento das capacidades das Pequenas e Médias Empresas. O evento, que marca um passo importante para o desenvolvimento econômico sustentável do país, reuniu representantes do governo, do setor privado, da sociedade civil e de organizações internacionais.
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, que abriu o workshop, destacou a importância da Zona de Comércio Livre Continental Africana, como uma iniciativa transformadora para a integração económica do continente. Segundo Alexandre Monteiro, Cabo Verde tem demonstrado um compromisso sólido desde a assinatura do acordo, em 2018, e desde então, participou das negociações sob a égide da CEDEAO.
A Secretária de Estado do Fomento Empresarial destacou o papel das Pequenas Médias Empresas como pilares da economia cabo-verdiana e enfatizou a necessidade de fortalecer suas capacidades produtivas e comerciais para se beneficiarem das oportunidades oferecidas pela ZCLCA.
A Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, destacou a importância do evento como um marco para a integração regional e o desenvolvimento sustentável. Patrícia Portela,ressaltou que a Estratégia Nacional da Zona de Livre Comércio Continental Africanaestá estruturada em três pilares principais: Reforço do mecanismo nacional de implementação da ZCLCA; Reforço da competitividade da economia e diversificação das exportações; e Melhoria do apoio ao setor privado para facilitar o acesso ao mercado continental.
O workshop reforçou o compromisso do país em maximizar os benefícios da Zona de Livre Comércio Continental Africanae transformar o país num modelo de integração económica sustentável no continente africano. Com uma estratégia robusta, alinhada às melhores práticas globais e com foco no setor privado, o Governo busca criar um legado de progresso econômico para as gerações futuras.
Redação Tiver