A Sociedade Cabo-Verdiana de Música apresentou ontem numa conferencia de imprensa, a Distribuição Tecnológica de Direitos Autorais do ano de 2024. No mesmo evento, a SCM também aproveitou para anunciar a data da realização da 3ª edição da Gala Prêmio SCM.
A distribuição comunicada contemplou as rubricas de Música ao Vivo, Música Ambiente, Cópia Privada Autoral e Conexos, Reprodução Mecânica, Digital e Sincronização. O valor total da distribuição, segundo a SCM, é de onze milhões, seiscentos e setenta e nove mil, oitocentos e trinta e sete escudos, (11.679.837$00), sendo oito milhões, duzentos e setenta e oito mil, seiscentos e dezassete escudos são valores destinados aos Direitos Autorais, (8.278.617$00) e três milhões, quatrocentos e um mil, duzentos e vinte e um escudos são destinados aos direitos conexos (3.401.221$00).
Foram contemplados um total de titulares 894, 239 titulares domésticos e 324 estrangeiros, contemplando um total de 1438 obras e 591 fonogramas. Conforme escreve a mesma fonte, é de extrema relevância mencionar a Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI, que, através da relação existente, para além de colocar o sistema WIPO Connect à disposição da SCM, tem vindo a aperfeiçoar a consolidação do sistema com introdução de novas funcionalidades e que agora com a conexão ao novo Portal de Autores e Artistas permite a SCM responder progressivamente melhor as demandas dos associados e utilizadores.
Ainda durante a conferência de Imprensa foi também anunciada a data da realização da 3ª edição da gala do Prêmio SCM, que terá lugar no dia 28 de dezembro, no município de Santa Cruz em parceria com a Câmara Municipal, que por motivos de força maior não poderia ser anunciada antes.
O ato contou com a presença do Presidente da SCM, Daniel Spencer, do Sr. Vice-Presidente da SCM, João Miranda, e do Sr. Diretor Geral, Bernardino Gonçalves. Dos membros contemplados tiveram presentes, Sónia Sousa, Paulinha Teixeira, Hélio Batalha e Edson Lima.
Fonte: SCM // Ad: Redação Tiver