NEM TUDO FOI FÁCIL, MAS FOI UM ANO DE CONQUISTAS – COMUNIDADE TERAPÊUTICA

A Comunidade Terapêutica da Ribeira de Vinha, em São Vicente, celebra no dia 16 o primeiro ano de trabalho efectivo, “um ano de conquistas” em que “nem tudo foi fácil”, declarou o diretor da comunidade. Celso Monteiro explicou que o centro inaugurado em 2022, atualmente, tem 20 residentes em tratamento.

Em entrevista, por ocasião da efeméride, Celso Monteiro lembrou que o edifício que acolhe a comunidade, construído de raiz para tratar a problemática da dependência química, num terreno de seis hectares, na Ribeira de Vinha, a sete minutos, de carro, do centro do Mindelo, foi inaugurado a 20 de Julho de 2022, mas o trabalho efectivo, com a entrada de residentes, deu-se a 16 de Fevereiro de 2023.

Até hoje já passaram pela comunidade 58 residentes, a maioria oriunda de São Vicente, três dos quais do sexo feminino, mas também de ilhas como Santo Antão (cinco), Sal (quatro) e São Nicolau, também com quatro residentes, já que a Comunidade Terapêutica da Ribeira da Vinha dá resposta a toda a região do Barlavento.

A Comunidade Terapêutica da Ribeira de Vinha foi construída em vários módulos/blocos, como o administrativo, sala multiuso, cinco dormitórios, três masculinos e dois femininos, oficina, ginásio, placa desportiva, enfermaria e uma biblioteca.

A Comunidade Terapêutica da Ribeira de Vinha representa um investimento do Governo, de mais de 125 milhões de escudos, financiado pelo Fundo do Kuwait, para dar resposta a toda região do Barlavento em matéria de tratamento das toxicodependências, mais concretamente em regime de internamento.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *