Decorreu hoje na cidade da Praia a apresentação dos novos manuais escolares do 9º ano de escolaridade de ensino secundário, nomeadamente livros e programas. Na altura o Primeiro Ministro Ulisses Correia e Silva reiterou que os manuais do 9º ano traduzem se na ambição de se alinhar o sistema educativo do país com sistemas educativos mais desenvolvidos.
Na sequência da apresentação dos novos manuais do 9º ano o, Delegado do Ministério da Educação Adriano Moreno afirmou que, mais de que uma simples ferramenta o livro didático é um importante aliado do professor e do aluno e o Ministério da Educação entendeu que os materiais didáticos só seriam produzidos e apresentados após a apresentação e a validação do programa.
Para o Primeiro Ministro os manuais não são meros livros impressos e sim vão contribuir na reforma da educação, na construção de um novo perfil do aluno, dotado de formação adequado e para formação da mulher e do homem, incorporando importantes objetivos da reforma educativa.
De realçar que estes manuais serão disponibilizados aos alunos dos grupos 1 e 2 do cadastro social único de forma gratuita e por forma a cortar barreiras que existem ao acesso a educação.
Os manuais são acompanhados de recursos interativos, como áudio, vídeos, exercícios e jogos de muita interatividade, guias pedagógicos para os professores e até 2026 estarão igualmente disponíveis os manuais experimentais do 10º ao 12º ano de escolaridade, foram financiados pelo Banco Mundial e contando com a colaboração da Porto Editora.
Redação Tiver