OMS DESTACA NECESSIDADE URGENTE DE TRANSFORMAR SAÚDE MENTAL

O representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, afirmou hoje que cerca de uma em cada dez pessoas vivem com problemas de saúde mental no mundo. Daniel Kertesz, vincou ainda a ideia de que os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade vividos nos últimos cinco anos.

No dia 10 de outubro assinala-se o dia Mundial da Saúde Mental, e nesse sentido, a Organização Mundial divulgou a revisão sobre essa temática. O trabalho visa apoiar o mundo na transformação da saúde mental, porque a nível mundial 1 em cada oito pessoas, vivem com problemas de saúde mental.

20% das crianças  e adolescente no mundo vivem com transtorno mental, sendo o suicídio a segunda principal causa de morte das pessoas com 15 até 29 anos de idade.

A Organização Mundial da Saúde, alertou para questão da descriminação e violação dos direitos humanos com pessoas com problemas de saúde mental.

Cabo Verde tem colaborado com países na implementação de estratégias nacional para a promoção da saúde mental no domínio de reforço das capacidades técnicas, com a capacitação de 50 técnicos a nível nacional em primeiros socorros psicológicos

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *