PR PEDE MAIS INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DOENÇAS MENTAIS

O presidente da republica, José Maria Neves pediu hoje mais inclusão das pessoas com doenças mentais. José Maria Neves fez estas declarações no quadro do Dia Internacional da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, sob o mote «A Saúde Mental é Um Direito Humano universal.

O mais alto magistrado da nação, sublinhou hoje a necessidade de uma maior inclusão das pessoas com doenças mentais na sociedade, chamando a atenção para uma situação que, no seu entender, é uma questão de Direitos Humanos. Frisando que de entre as várias deficiências, a doença mental é das mais estigmatizadas, e a forma como a sociedade trata os doentes mentais que circulam pelos centros urbanos, deixa muito a desejar, e contribui para o agravamento do seu estado de saúde.

Na mesma linha, Neves afirma que nos últimos anos aconteceram muitas crises no mundo, entre elas a pandemia da Covid-19, que provocou varias perdas físicas, mas emocionais também. Sublinhando a necessidade de se falar cada vez mais da saúde mental, numa sociedade caótica, de estresse em que vivemos.

O presidente da república, frisa ainda que Cabo Verde tornará um país mais desenvolvido quando passar a tratar as pessoas com deficiência e com problemas mentais com mais respeito, pois estes são vítimas de um certo tipo de violência, não estão excluídos de outros, que afetam igualmente os com outras limitações, independentemente da idade, sexo ou condição social.

Como apelo final, José Maria Neves, chama a atenção dos cabo-verdianos para essa questão e alerta sobre a necessidade de os cabo-verdianos cuidarem da sua saúde mental e, sobretudo, para o estigma que as pessoas portadoras de doenças mentais enfrentam, apelando à maior sensibilidade e sensibilização da sociedade sobre o tema.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *