PAICV RESPONSABILIZA GOVERNO PELA DEGRADAÇÃO DA SAÚDE 

O PAICV responsabilizou hoje o Governo pela degradação do sistema de saúde em Cabo Verde, destacando a má gestão da epidemia de dengue e a falta de condições nos hospitais. O maior partido da oposição pediu ações imediatas para melhorar as condições de saúde pública e solidarizou-se com todas as famílias afetadas pela epidemia e pela falta de condições nos hospitais.

Em uma declaração, o partido da oposição criticou duramente o Executivo, afirmando que o sistema de saúde se encontra em um “autêntico caos”, com medidas descoordenadas e uma gestão inadequada dos recursos humanos e materiais.

“O PAICV se dirige, hoje, aos cabo-verdianos para reafirmar a sua preocupação para com o estado caótico da saúde no país e relembrar ao governo que a saúde é um bem precioso e um direito inalienável consagrado na Constituição da República de Cabo Verde” – Membro da Comissão Política Nacional e Deputada da Nação

Segundo o PAICV, o governo tem falhado no cumprimento das suas obrigações constitucionais de garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade, o que está a comprometer a vida e o bem-estar da população.

“O PAICV exorta o governo para o cumprimento cabal da carta magna que rege o país no que toca, neste caso, à saúde e melhoria de qualidade de vida das populações.

Nos últimos anos estes direitos têm sido de baixíssima qualidade por falta de criação e manutenção de condições e a devida atenção que o Setor merece.

A boa saúde deveria constituir uma prioridade da governação, porque estamos a falar de vidas e sendo também a garantia do desenvolvimento sustentável do nosso país” – Membro da Comissão Política Nacional e Deputada da Nação

O PAICV destacou a falta de materiais e equipamentos essenciais para o combate à dengue, como testes de diagnóstico e material de pulverização, além das péssimas condições de trabalho nos hospitais do país. Outro ponto alarmante mencionado, foi o recente caso de desaparecimento do corpo de um bebé no Hospital Agostinho Neto.

“O governo disse Correia e Silva e a sua Ministra da saúde falharam em toda a dimensão no combate tardio e tímido à dengue! Sem Stock de materiais de combate, diagnóstico e tratamento adequado a par de uma epidemia que assola o país a situação torna-se ainda mais precária e preocupante as condições de trabalho nos hospitais que são péssimas e em que o caos se instalou.

Existem angústias, medos insegurança nos pacientes e seus familiares, falta de confiança num sistema de saúde falhando”. – Membro da Comissão Política Nacional e Deputada da Nação

 Com essa intervenção, o PAICV reforça a necessidade de um maior investimento no setor da saúde, exigindo que o Governo priorize a vida dos cabo-verdianos e tome medidas urgentes para mitigar a crise sanitária.

Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *