“PELA 1ª VEZ NA HISTÓRIA, A CENTRAL NUCLEAR DE ZAPORIJIA PAROU”

A central nuclear Zaporijia, a maior da Europa, ainda está desligada da rede elétrica, após os incêndios na área da central térmica, localizada perto da infraestrutura.

Na Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy alertou para o risco de uma catástrofe nuclear. Esta declaração surge após o incêndio desta quinta-feira na central nuclear de Zaporijia. O incidente fez com que a central se desligasse da rede elétrica do país.

Hoje, pela primeira vez na história, a Central Nuclear de Zaporijia parou -Presidente da Ucrânia

Zelenskyy explicou que a “proteção de emergência das unidades de energia foi ativada, após o bombardeamento russo ter danificado a última linha operacional de saída de energia da central para o sistema elétrico ucraniano”.

“Os geradores a diesel começaram a fornecer imediatamente energia à própria central nuclear após esta paragem. O mundo tem de compreender que isto é uma ameaça. Se o gerador a diesel não tivesse sido ligado, se a nossa equipa não tivesse trabalhado após o apagão, seríamos agora forçados a ultrapassar as consequências de um desastre nuclear”, disse ainda o chefe de Estado ucraniano.

Volodymyr Zelenskyy já disse que a Agência Internacional de Energia Atómica deverá deslocar-se ao local nos próximos dias. Entretanto, a empresa estatal de Energia ucraniana, Energoatom, confirmou, esta sexta-feira, que os seis reatores da central nuclear de Zaporjia ainda estão desligados da rede elétrica ucraniana.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *