PGR DE CV E DE MOÇAMBIQUE JUNTOS PARA COMBATER CRIME ORGANIZADO

Os Procuradores-Gerais da República de Moçambique e de Cabo Verde manifestaram esta terça-feira, na cidade da Praia, a vontade de reforçar a cooperação para a prevenção e combate à criminalidade organizada e transnacional. Beatriz Buchuli, está de visita ao país, a convite do seu homólogo cabo-verdiano, José Luís Landim.

A PGR moçambicana disse que os dois países têm estado a reforçar a cooperação em vários fóruns multilaterais, nomeadamente ao nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, e da Associação dos Procuradores-Gerais da República de África, mas agora estão a fazer o mesmo a nível bilateral.

A visita a Cabo Verde, segundo avançou, acontece após o seu homólogo ter feito o mesmo no ano passado a Moçambique, tendo sido assinado um memorando de trabalho que previa várias áreas de cooperação, nomeadamente no controlo da legalidade, defesa dos interesses colectivos e difusos, no âmbito do ambiente e do património cultural, por exemplo.

O responsável máximo do Ministério Público moçambicano notou que a criminalidade organizada não tem fronteiras, tal como o tráfico de drogas, que normalmente é transnacional, com vários países envolvidos, e Cabo Verde e Moçambique não ficam alheios.

A outra área que os dois países querem cooperar é na recuperação de ativos, para “mostrar que o crime não compensa”. “Nessa área, nós já estamos a reforçar a nossa cooperação ao nível da CPLP e nós pretendemos com Cabo Verde colher muita experiência relativamente a isso”.

Outro ponto de possível cooperação entre os dois países é ao nível do terrorismo, apontou ainda o PGR cabo-verdiano, dizendo que é um crime que parece estar longe, mas salientou que não deve ser combatido apenas no terreno dos terroristas.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *