A espécie de planta Carex antoniensis, que consta da “lista Vermelha” da União Internacional para a Conservação da Natureza, acaba de ser encontrada no concelho do Porto Novo, soube-se hoje no local. A descoberta foi feita pela Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Conforme apurou a Inforpress, a descoberta foi feita pela Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que tem estado a levar a cabo em Santo Antão um projecto de conservação das espécies de plantas endémicas ameaçadas nas diferentes áreas protegidas desta ilha.
De acordo com esta associação, carex antoniensis é uma espécie endémica da ilha de Santo Antão e está “criticamente ameaçada” de acordo com a “lista vermelha” da IUCN.
A Terrimar está também a trabalhar na conservação das espécies de plantas endémicas e vegetação ameaçadas no parque natural de Tope de Coroa, no Planalto Norte do Porto Novo, no quadro de um projecto financiado pelo programa de pequenas iniciativas.
O parque natural de Tope de Coroa foi criado em 2003, dispondo de uma extensão de mais de 84 quilómetros.
Além do projecto de pequenas iniciativas, a Terrimar conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal do Porto Novo na preservação das plantas endémicas ameaçadas no parque natural de Tope de Coroa.
Fonte: EI // Ad: Redação Tiver