PM MANIFESTA CONSTERNAÇÃO PELOS “EFEITOS DEVASTADORES” PROVOCADOS PELO TERRAMOTO NA TURQUIA

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, manifestou a sua profunda consternação pelos “efeitos devastadores” provocados pelo sismo que abalou a República da Turquia e outros países da região, na madrugada desta segunda-feira.

Em nota enviada ao governo e povo turcos, Ulisses Correia e Silva expressou a solidariedade de Cabo Verde e todos os cabo-verdianos e os sentimentos de “profundo pesar” às famílias das vítimas e todos aqueles que de alguma forma foram afectados com este terramoto.

“Estou convicto de que a determinação do povo turco e o espírito de solidariedade internacional serão cruciais para o enorme esforço de reconstrução, após esta terrível tragédia”, declarou.

O chefe do Executivo lembrou ainda que na Turquia residem alguns cabo-verdianos, pelo que o Governo continua a acompanhar, através da missão diplomática, para se inteirar da situação da comunidade cabo-verdiana residente naquele país.

O Centro Nacional de Monitoramento Sísmico da Síria disse que o terremoto, que ocorreu perto da fronteira Turquia-Síria, é o mais “forte” registado pelos sistemas sírios desde que entraram em operação em 1995.

De acordo com dados oficiais turcos, pelo menos 500 pessoas morreram e 2.232 ficaram feridas em uma série de terremotos que sacudiram o sudeste da Turquia e países vizinhos nesta segunda-feira.

O epicentro do terremoto, que durou cerca de 30 segundos por volta das 04:17 (hora  turca) e 00:17 em Cabo Verde, foi a região de Kahramanmaras e o terremoto ocorreu a uma profundidade de sete quilômetros, disse a Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *