PN: FESTIVAL DAS MONTANHAS PARA DIVULGAR PLANALTO NORTE

A Associação Luz Verde do Norte, no Planalto Norte, no município do Porto Novo em Santo Antão, anunciou hoje a realização, entre os dias 18 e 20 deste mês de Julho, da primeira edição do festival das montanhas. O presidente desta associação, Maduino Lima, explicou que a ideia de realizar o festival das montanhas tem como um dos propósitos divulgar o Planalto Norte.

O evento, entre outras actividades, vai ser marcado por uma feira de produtos locais onde se pode encontrar, por exemplo, o queijo fresco e curado que se produz no Planalto Norte, que está classificado “entre os melhores do mundo” pela Fundação Slow Food, com sede em Itália.

O queijo do Planalto Norte recebeu em 2007 a chancela de património mundial do gosto por esta fundação que, em 2017, durante uma feira em Itália, atribuiu um galardão internacional a este produto, que é muito apreciado em Cabo Verde.

Uma outra actividade que se pretende realizar no âmbito do festival tem a ver com uma feira de saúde, estando previsto ainda um intercâmbio desportivo entre os jovens das diferentes comunidades do Planalto Norte, além de actividades culturais.

O líder comunitário avançou ainda que se vai ainda proceder a homenagens de pessoas idosas que, ao longo da sua vida, marcaram pela positiva o Planalto Norte.

Essa localidade, onde se situa o vulcão Tope de Coroa e o parque natural com o mesmo nome, é uma das mais visitadas pelos turistas no concelho do Porto Novo, apesar das dificuldades de acesso, avançou Maduino Lima, que disse que um dos objectivos do festival das montanhas é divulgar essa zona.

O Planalto Norte, segundo este responsável, necessita de “uma estrada condigna” para desencravar essa zona.

Fonte: Inforpress// ad: redação tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *