PR DESTACA GANHOS EM IGUALDADE DE DIREITOS

Cabo Verde tem registado avanços “significativos” em termos de igualdade de direitos, mas apela a uma maior igualdade de rendimentos e de riquezas no país. Declarações proferidas pelo  Presidente da República, José Maria Neves hoje, na Praia.


O Presidente da República fez esta declaração durante a cerimónia de abertura da campanha “We Are Equal” / “Somos Todos Iguais”, uma iniciativa promovida pela organização das primeiras damas africanas para o desenvolvimento (OAFLAD).

Segundo José Maria Neves, a igualdade de direitos em Cabo Verde abrange vários domínios, desde os direitos civis e políticos.

“Recentemente, foi aprovada no Parlamento a Lei da Paridade, e já tivemos Governos em Cabo Verde em que as mulheres eram em maior número do que os homens. Tivemos mais ministras do que ministros, e essas ministras, muitas poderosas, ocuparam áreas muito sensíveis da governação do país”, afirmou.

No entanto, o Presidente alertou para a persistência das desigualdades económicas, que afectam especialmente as mulheres, e sublinhou a necessidade de se trabalhar para uma maior igualdade de rendimentos e de oportunidades no país.

Durante a sua intervenção, José Maria Neves destacou o papel “fundamental” das primeiras damas na promoção de causas sociais e políticas, afirmando que elas têm um pé tanto no Estado como na sociedade civil, o que revela a importância do trabalho que se pretende desenvolver no futuro.

O mais alto magistrado da Nação também fez questão de parabenizar a primeira dama Débora Katísa Carvalho pelo lançamento da campanha, destacando os avanços “significativos” que Cabo Verde tem conquistado nos últimos anos no que diz respeito à igualdade de direitos. 


O evento teve lugar na cidade da Praia e contou com a presença de diversas primeiras damas de países africanos, bem como de representantes internacionais.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *