A Violência Baseada no Género persiste como uma mancha na nossa sociedade, uma violação intolerável dos direitos humanos e um obstáculo significativo para o desenvolvimento sustentável do país. A afirmação foi feita Presidente da República, na sua mensagem alusiva ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, assinalado este sábado.
A data assinala o início dos 16 dias de ativismo pela eliminação da violência contra as mulheres. Num vídeo publicado na página de Facebook da Presidência da República, José Maria Neves recorda que este ano as Nações Unidas adotaram o lema “Unidos, investir para prevenir a violência contra mulheres e meninas”.
Para o mais alto magistrado da Nação, Cabo Verde deverá estar sempre empenhado em fortalecer as leis e as políticas públicas sobre esta questão.
Na sua mensagem, o Presidente da República exorta a todos os setores da sociedade civil, organizações não-governamentais, comunidades religiosas, instituições educacionais e empresas a unirem esforços no combate à violência contra as mulheres.
Neves espera que estes 16 dias de ativismo sejam mais do que uma mera reflexão, mas sim o início de uma jornada coletiva em direção a um Cabo Verde mais seguro, mais igualitário e mais compassivo para todos.
Fonte: PR // Ad: Redação Tiver