O Presidente da Republica de Cabo Verde, considerou hoje a situação no Sudão como extraordinariamente difícil e complexa. José Maria Neves espera mediação entre União Africana e outros países para o dialogo e entendimento entre os diferentes grupos das Forças Armadas sudanesas.
José Maria Neves que falava durante a declaração sobre a situação politica do país, quando abordado sobre os recentes acontecimentos no Sudão, o Mais Alto Magistrado da Nação afirmou que Cabo Verde está a acompanhar em estreita articulação com os órgãos da União Africana.
Entretanto, o PR espera ainda, não só com mediação das instancias da união africana, mas também com outros países como os EUA, um dialogo e entendimento entre os diferentes grupos das Forças Armadas Sudanesas.
Um cessar-fogo frágil, violado inclusive com ataques contra civis e uma evacuação apressada estão a marcar a atualidade de quase duas semanas de guerra pelo poder iniciada no Sudão a 15 de abril. Pelo menos 459 pessoas já morreram e mais de quatro mil ficaram feridas nestas quase duas semanas de conflito, estimam as Nações Unidas.
Redação Tiver