PREÇOS DOS PRODUTOS IMPORTADOS AUMENTARAM 0,7% EM AGOSTO

O INE, anunciou hoje que o índice de preços da importação situou-se em 118,3 em Agosto de 2022, registando um acréscimo de 0,7 por cento, valor inferior em 1,7 pontos percentuais, face ao registado no mês anterior.

A taxa de variação mensal dos preços dos produtos exportados fixou-se em -1,2%, em Agosto de 2022, valor inferior em 0,9 p.p. face ao registado no mês anterior.

A taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -1,9%, aumentando 0,8 p.p. face ao valor registado no mês anterior, e os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimo de 0,8% e de 0,6%, respectivamente, face ao registado no mês anterior, apontou a mesma a fonte

O aumento dos preços, segundo o INE, ocorreu nas seguintes categorias de grupo, “Bens de Consumo” (1,2%) que se justifica com a subida dos preços de “produtos alimentares transformados” (0,3%) e “Combustíveis” (1,2%) que se justifica com a subida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (1,2%).

Já a diminuição, conforme o mesmo, ocorreu na categoria “Bens Intermédios” (-0,5%), a diminuição dos preços explica-se, essencialmente, com a descida dos preços de “produtos transformados para a construção” (-3,2%) e “Bens de capital” (-0,8%); justifica- se pela descida de preços de “máquinas” (-0,6%).

Em termos homólogos, indicou, os índices de preço da importação aumentaram 23,1%, relativamente ao mês de Agosto de 2021 e comparativamente ao mesmo período, os índices subjacente e volátil na importação registaram acréscimos de 22,8% e 23,6%, respectivamente.

No que tange às exportações, no mês de Agosto de 2022, o índice de preços nas exportações situou-se em 104,9 correspondendo a um decréscimo de 1,2% face ao mês anterior, informou o INE.

Em Agosto de 2022, a taxa de variação homóloga do índice de preços das exportações fixou-se em 7,7% e, comparativamente ao mês de Agosto de 2021, os índices subjacente e volátil na exportação aumentaram 9,1% e 4,0% respectivamente, segundo a mesma fonte.

No mês de Agosto de 2022, O Índice de Termos de Troca (ITT) situou-se em 88,6 registando-se uma diminuição de 1,9%, comparativamente ao mês anterior, sendo que em termos homólogos, o Índice de Termos de Troca (ITT) fixou-se em -12,5%.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.