PROJECTO BLU-X COM SEIS EMISSÕES DE TÍTULOS SUSTENTÁVEIS  

O projecto Blu-X, implementado pela Bolsa de Valores de Cabo Verde com apoio da PNUD, em 2022, já conta com seis emissões de títulos sustentáveis num montante global de 3,87 milhões de contos. A informação foi avançada hoje, pelo PCA da Bolsa de Valores de Cabo Verde.

Os dados foram apresentados hoje pelo presidente da BVC, Miguel Monteiro, na durante a apresentação dos resultados da emissão das primeiras obrigações verdes, emitidas pela Água de Ponta Preta, no valor de 500 mil contos. De acordo com essa fonte, com esta emissão, que obteve 100% de encaixe, fica completo o rol dos tipos de títulos sustentáveis previstos na Plataforma Blu-X.

“Tivemos a emissão de um blue bond, três social bonds e um sustainability bond. Efectivamente, estamos a fortalecer a nossa posição como uma entidade de referência no mercado financeiro em termos de sustentabilidade, abrindo caminho para futuras emissões de títulos verdes e incentivando outras empresas a seguir o exemplo da APP, adoptando práticas mais responsáveis e ambientalmente conscientes”, – Miguel Monteiro

Com a emissão do empréstimo obrigacionista da APP, a bolsa concretiza, só neste ano de 2023, seis séries de emissões de obrigações diversas entre os quais três municipais, designadamente uma de Ribeira Grande e duas da ilha do Sal e três corporate.

“As seis séries de emissões de obrigações diversas até o momento ascenderam o montante global de 2.03 mil milhões de escudos, cerca de 36% do montante total de emissões de obrigações diversas do ano de 2022”, precisou o presidente da BVC”. – Miguel Monteiro

Miguel Monteiro adiantou ainda que a BVC tem em curso várias operações de financiamento, através de empréstimos obrigacionistas e outras modalidades para empresas e municípios, que poderão ultrapassar os resultados alcançados em 2022.

Redação Tiver  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *